domingo, 29 de setembro de 2013

Comemoração dos 90 anos do Major Paulo de Araújo Lima - Pqdt 39

Fonte: Assuntos Militares

A Brigada de Infantaria Pára-quedista tem a honra de comemorar a passagem dos 90 anos de vida do Major Paulo de Araújo Lima. O Maj Paulo é um dos pioneiros do paraquedismo militar no Brasil. Realizou o curso de paraquedista militar em 1948, no Fort Benning – EUA. Todos os paraquedistas militares, ao se formarem, recebem um número. Atualmente, existem 84.271 paraquedistas militares e o pioneiro Maj Paulo tem o número de paraquedista militar número 39. Além disso, detém o recorde brasileiro e sul-americano de pessoa mais idosa a realizar salto de paraquedas, após realizar, em 20 de julho de 2011, um salto livre em comemoração aos 5º Jogos Mundiais Militares. A seguir, uma breve síntese da vida do Maj Paulo. 

Paulo de Araújo Lima é filho do Dr. Oswaldo de Araújo Lima e da D. Izaura Barros de Araújo Lima. Natural de Juiz de Fora-MG, nasceu em 24 de setembro de 1923.

Em 1941, a idade mínima para servir à Força Terrestre, era de 21 anos. Porém, aos 17 anos de idade, Paulo de Araújo Lima, incorporou às fileiras do Exército Brasileiro com autorização do então Ministro da Guerra, General Eurico Gaspar Dutra, iniciando dessa maneira, sua vida militar repleta de pioneirismo.

Sua primeira Organização Militar foi o 1º Regimento de Artilharia Antiaérea, no Rio de Janeiro, onde desempenhou diversas funções, tais como cabo telefonista e chefe de viaturas, demonstrando, assim, versatilidade no desempenho de suas funções.

Fruto das tensões que envolviam a Região do Atlântico Sul durante a Segunda Guerra Mundial, em janeiro de 1942, tendo em vista a necessidade de recompletamento de pessoal, foi então, promovido a 3º Sgt, e designado a preencher vaga na 1ª Bateria Independente de Obuses, em Fernando de Noronha. Dessa maneira, integrou o primeiro contingente de tropas que ocuparam o arquipélago de Noronha, demonstrando, mais uma vez, pioneirismo em sua carreira.

Em 1946, por ter concluído curso na Escola Técnica de Aviação e se formado especialista em manutenção e reparação de motor, foi transferido para o Núcleo de Formação de Pára-quedistas.

Em 1948, já como 2º Sgt, integrou a 5ª turma dos pioneiros para-quedistas e realizou o curso “Basic Airbone” e o curso de planadorista, na Escola de Infantaria em Fort Benning, Georgia, nos Estados Unidos da América. Concluiu com aproveitamento e se tornou o Pára-quedista de número 39 do Exército Brasileiro.  Ao regressar ao Brasil, foi nomeado monitor do 1º Curso Básico de Pára-quedismo Experimental Militar, o embrião da Escola de Paraquedistas, hoje o Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.

Por ter sido o único militar com experiência em Organizações Militares de artilharia antiaérea, à época, a realizar o curso de paraquedismo, tornou-se o Artilheiro Antiaéreo Pára-quedista Pioneiro do Exército Brasileiro.

 Já em 1949, realizou salto experimental, em Gramacho, Duque de Caxias - RJ, com a finalidade de verificar as condições de uso daquela região, para a realização do primeiro Curso de Pára-quedismo Militar no Brasil. Tal salto também foi de revalidação no Exército Brasileiro para os militares que realizaram o curso em Fort Benning. 

Cabe ressaltar que o Major Paulo serviu na Brigada de Infantaria Pára-quedista por quase dezenove anos ininterruptos, de 14 de novembro de 1946 a 23 de setembro de 1965. Entre tantas ações em prol do Exército Brasileiro e da Brigada de Infantaria Paraquedista, realizou os seguintes feitos:

- como monitor do Curso Básico Pára-quedista, participou da formação aeroterrestre do então Coronel Nestor Penha Brasil, primeiro paraquedista militar formado em solo brasileiro;

- realizou Curso de Mestre de Salto;
- realizou Curso de Salto Livre;

- participou ativamente, operando as máquinas de Engenharia, realizando a terraplanagem da torre 01 da Área de Estágios, a primeira a ser erguida para a formação de diversos Cursos Básicos Pára-quedistas; e
- participou do 1º salto livre da Brigada, juntamente com Charles Astor, pioneiro do paraquedismo em solo brasileiro, e o Sgt Brasil, da Força Aérea Brasileira.

Em 1965, veio a encerrar carreira militar e foi promovido ao posto de Major. Não obstante, com suas raízes aeroterrestres, continuou a saltar e a participar ativamente das atividades da Brigada de Infantaria Pára-quedista, demonstrando que, mesmo na reserva, sempre manteve acesa sua paixão por nossa Brigada. 

Como reconhecimento por seu esforço em prol do Brasil e da Brigada de Infantaria Pára-quedista, como prova de sua competência, o Major Paulo foi agraciado ao longo de sua carreira com as seguintes condecorações:

- Medalha de Guerra, por ter cooperado no esforço de guerra do Brasil;

- Medalha do Mérito Aeroterrestre – Passador de Ouro

- Medalha dos 50 anos de Pára-quedista – Passador de Ouro

- Medalha de 50 anos da Bda Inf Pqdt – Passador de Ouro

- Medalha de Tempo de Serviço - 45 anos 

-Medalha Marechal Machado Lopes, em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à 

Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, ao 9º Batalhão de Engenharia de Combate e ao culto da Epopéia da Força Expedicionária Brasileira;

- Medalha Sangue dos Heróis, pela dedicação efetiva aos veteranos da 2ª Guerra Mundial
- Medalha do Mérito, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados aos ex-combatentes.

- Medalha Missão de Paz – Btl Suez, pelos serviços prestados à causa da Paz e Preservação da Humanidade

Nos dias atuais, é presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, seção Valença, e 1º Conselheiro na Associação de Veteranos da Brigada de Infantaria Pára-quedista.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

E pra quem foi?

Talvez eu busque em rascunhos, ou quem sabe, eu comece em uma folha em branco, quem sabe eu consiga decifrar os enigmas, ou quem dera que eu pintasse as respostas... Nada do mais claro, mais ou menos é. E quem pode ter a certeza, do que um dia, provavelmente nunca foi? Imagens são vaidades guardadas na mente, que alguém displicentemente rabiscou. Montanhas nem sempre são altas,  e se eu tiver que apagar tudo pra voltar, não terei preguiça pra reescrever. O recomeço nada mais é, que o nunca aceitar que se acabe. À vida, não sei dizer, vivo anos tentando alcançá-la... talvez devesse permanecer, talvez, quem sabe, virar pó. Coisas que digo, não são as coisas que falo, e coisas que faço, nem sempre são as coisas que tenho. O medo, nada mais é que a falta de coragem... mas coragem, nem sempre é preciso... O importante é não parar na beira da estrada. Qualquer passo, sempre me leva a algum mundo. As dores só são sentidas porque há culpa. E a culpa, talvez seja alguma coisa perdida no caminho. O dito, sempre paga pelo não comentado, e não dito, apenas é alguém que se calou. O quente só é ardido porque não há o frio, e a pele, também queima pela neve. Ao ego, sempre pergunto onde está o espelho. E ao fim, pergunto todos os meus porquês.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Senhor, fortaleça minha fé!

Senhor, Pai de todo o universo, criador de tudo que há e que possa haver a qualquer momento de uma existência, eu vos peço, humildemente, atende minha súplica, Pai... Mais que tudo do que eu possa querer, mais que toda vontade, e todo desejo, por coisas que eu anseio, eu te peço, Senhor, aumente minha fé, fortaleça a fé que aquece minha alma. Mais que minhas necessidades, mais que minhas vontades, mais que minha saúde, mais que minha vida, fortalece minha fé, Senhor, fortaleça essa chama de amor e confiança que Tu depositaste em meu peito, em minha vida, para que eu continue a minha caminhada. Que eu não pereça diante das dificuldades, que eu não esmoreça diante da minha dor, que eu não perca nem um segundo da certeza  do teu amor, aumenta minha fé, meu Pai, para que eu continue provando a mim mesma, o quanto sou importante para ti. Aumenta a fé e assim, a coragem não me faltará. Não deixe que as coisas que eu não posso modificar, abalem a fé que eu tenho em Ti, que as coisas impossíveis não sejam obstáculos para as incertezas, e que eu enxergue com os olhos da alma, todo o plano desenhado por ti, para a minha vida. Me segure em seus braços, Senhor, perdão pelos momentos em que eu pensar em fraquejar. 

Me auxilia, Senhor, a não questionar a minha fé.