segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Sobreverdades

A proclamação da verdade em dias que nada é declaradamente injusto, traz à tona perguntas que permeiam a mente de todo ser pensante: devemos ou não, usar de nossa sinceridade para explanar o que pensamos sobre tudo que acontece ao nosso redor? Se partilhamos nossos pensamentos, somos ordinariamente expostos as reações alheias... pois fatalmente o que eu penso, não agrada a gregos e troianos!!!! E ninguém é obrigado a concordar com ninguém, haja vista que nosso bom Deus concedeu-nos o pensamento, a inteligência (que bem poucos possuem) e o livre arbítrio, que nos torna independentes para gerar idéias, sentimentos e opiniões sobre tudo que fazemos em nossa experiência nesta vida. Se divido com o mundo o que penso, posso ser apedrejada por inimigos (óbvio) ou até mesmo por amigos - que se sentem acuados, ofendidos e desvalidos, por não fazerem parte do time que defendo - nestes casos, a inveja pode sobrepor a amizade, é triste esta constatação, mas tão verdadeira quanto o ar que respiro. Entre os pares, homem/mulher, família, a sociedade... ninguém sai ileso ao explanar com sinceridade o que pensa.  Mas por outro lado, ocultar o pensamento também nos trai fatalmente! Quantas vezes eu omiti um pensamento, uma idéia... minha opinião ficou escondida atrás da cauda de um neurônio, ou escondidinho num cantinho do meu coração. Para não magoar, para não gerar uma contenda, para não expor uma pessoa, para tantas e tantas justificativas... e no final, ah... o final sempre digno de dramalhões mexicanos... Sempre dá merda!  Fato é que não somos perfeitos - nem em nós mesmos - e qualquer que seja nossa posição, nunca conseguimos agradar a quem nos ouve. O melhor, é fingir-se de cego, surdo e mudo... fingir que em lugar de neurônios, crio amebas coloridas em meu cérebro... e no coração, deve-se ter rochas chocando-se umas às outras. O melhor é proteger-se em si mesmo... não sair de casa, não atender telefones... O mundo sempre vai te colocar à prova em relação ao que você pensa. Mas sabe, dentro de toda essa logística que é nossa vida, estou aprendendo que o pior que ficar tentando mudar de opinião para agradar os outros, "que se fodam as formigas", eu devo agradar a mim mesma. Pelo menos, eu sei que uma pessoa fica feliz : eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem