terça-feira, 17 de abril de 2012

Do Direito e do Amor

A condição do "ser amor" ou "ter amor", pode ter vários elementos acidentais, e sua eficácia pode ser suspensiva ou resolutiva, e ainda há uma condição potestativa, que vem a ser um evento futuro e incerto, que não depende de ninguém... nem de mim, nem de você. Para o amor acontecer, é preciso que as partes tenham liberdade, igualdade e vontade, que no Direito chamamos de "pacta sunt servanda". E faz-se mister, dentro do princípio da razoabilidade, que tenhamos o "rebus sic stantibus". Trata-se de um contrato paritário, entre 2 pessoas, com natureza jurídica ou será física (?), exclusiva do amor. Rebus sic stantibus é fundamental para cumprir este pacto...
Assim é o amor! É simples e o Direito também o estabelece. O amor é uma estrada de mão dupla. Não é possível realizar o amor de amar... entre homem e mulher, sozinho. É imprescindível a eqüidade! É o norte, a direção. A jurisprudência prova com precisão e razão... é o reforço contextualizado, de um sentimento tão abstrato. A função social do contrato de amor, é assim. Sempre foi, sempre será. Tá na Lei maior, a carta magna, nossa Constituição Federal: Art 170, 3 CF => Função Social, que busca e assegura os preceitos de amar... Estado Democrático de Direito, diz que o amor é possível, me permite amar e amar quem eu amo, se me ama! Encontrei no Direito, o que procuro na filosofia, na antropologia, e até mesmo na matemática, eu consigo encontrar o amor, e nada me impedirá de dizer o que é o amor pra você. Demandas sociais, políticas, interesses sociais... nada, nada me fará parar. Pacta sunt servanda... os amores devem ser vividos, os acordos devem ser cumpridos. É a praxis... o código sentimental, lembra? Eu te amo, você me ama. Essa sentença é a lei. Intuito personae. Ato solene e minha boa-fé faz com que eu acreditasse em seu amor, em suas palavras e promessas. Isso me dá o direito de exigir, de lhe trazer, lhe chamar ao processo. É pedir danos por todo o sofrimento, que será pra sempre, irreparável. Por isso mesmo, impagável dentro da minha dor. Eu sangro... A teoria da imprevisão não contava com o tamanho da minha dor.
PS.: ui... que aula mais louca, acho que tô precisando dormir mais e estudar menos...o:) .

Um comentário:

  1. Caramba! E eu que pensei que o amor era somente emoção 99% e razão 01%. Eu sim! Preciso estudar mais, rssssss. Beijo confuso, juridicamente falando.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem