terça-feira, 31 de agosto de 2010

Momentos que valem uma vida


A amiga me mostrou a fotografia: nesse dia ela estava feliz... tão feliz que ainda hoje é possível ver o tamanho da felicidade dela através do brilho dos olhos, irradiando e já faz tanto tempo. Nesse dia, eu tenho certeza que ela foi feliz - disse ela novamente. Ali naquele momento, nada mais importava, parecia ter o mundo parado de girar. Se fosse pra vê-la morrer, preferiria que ela tivesse morrido nesse dia aqui... falou a amiga pra mim, apontando pra foto, ora parada, perdida, ora olhando o nada. Se eu soubesse o fim da história, eu mesma havia acabado com aquela alegria tão contagiante, não a teria deixado partir... mas por outro lado, ela viveu, ela sorriu, ela amou, ela sonhou, ainda que tão pouco, ainda que o mergulho tenha sido tão raso - ela mergulhou na pedra, coitada! Eu fiquei estupefata, imaginando naquele segundo um pouco de minha própria vida... Observei a foto, vi a tradução daquele sorriso, tão iluminado, parecia um sorriso de pôr-do-sol, em uma praia tranquila; areia branquinha. Os cabelos caindo-lhe nos ombros... eu tinha uma blusa quase igual aquela, pensei. Depois da festa, ela viajou... viajou com seu amor, mas somente ele retornou. Ela ficou naquela viagem, seu coração desfez-se em outra cidade e lá ela feneceu... feneceu, pois descobriu que o que vivera não fora amor... feneceu como uma rosa arrancada de um jardim. Simplesmente extinguiu-se, findou-se em seus próprios sonhos. Virou pó... Minha amiga então virou-se e disse pra mim: a vida dela não valeu os momentos de felicidade. Eu fiz uma retrospectiva da história de vida da moça... fiquei absorta recuperando do meu passado alguns momentos felizes que ainda hoje lembro com carinho, o sentimento, o momento, as cores, os cheiros, as vontades... Olhei novamente a foto da amiga da minha amiga... Ela era felicidade pura - falou com a voz rouca e baixa - Ela me ligou algumas vezes, contando os sonhos que se tornavam realidade a cada manhã daquela inesquecível viagem. Que pena! O que eu poderia dizer naquele cenário? Abracei minha amiga e disse: não diga que a vida dela não valeu os momentos de felicidade. Saiba através de mim, que ainda respiro nesse mundo, que existem momentos que valem uma vida... uma vida inteirinha. Uma vida pode ser vivida em poucos dias, em alguns momentos... momentos que fizeram a vida valer a pena.

Um comentário:

  1. Tocante, comovente, muito reflexivo, filosófico... uma obre de arte, Andréia!
    Li, reli, coloquei-me a meditar sobre as mensagens. Isso deu o tom da minha manhã nascendo lá fora, e do meu dia, todo dentro de mim ainda.
    É bom começar o dia com uma lição existencial tão linda e tãomarcante!
    Parabéns.
    Um abraço
    Marcelo Bandeira

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem