quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Minha Amiga, Luciana Freire

Num exame de rotina, anual, como sempre fazia todos os anos, minha amiga Luciana descobriu um câncer. De uma hora pra outra, a doença surgiu... Assim que ela me disse, eu a abracei e informei que estaria junto com ela, e que estaria presente em todos os momentos. E assim, Graças a Deus o foi. Lu não gostava muito de cozinhar, e eu me propus a fazer a comidinha dela - a nossa comida, pois aí eu começara a fazer 2 marmitinhas diárias. Comida simples, mas fresquinha e feita com muito amor. Minha mãe também fazia comidinha pra nós, era tudo muito gostoso e feito com amor. Eu disse que iria  fazer a comida com todo carinho, assim como eu fazia para meu irmão. Lu não tinha muita restrição, mas claro que eu e mamãe fazíamos o que ela poderia comer. Ela não gostava de arroz... eu amo arroz fresquinho. Era fácil distinguir a minha marmitinha da dela!!! Comecei a companhá-la em algumas consultas. O impressionante, é que Luciana tinha - e ainda tem - uma força enoooorme!!!! Uma guerreira que nunca se abateu. Jamais vi minha amiga triste, pensativa... NUNCA! Sempre positiva, sempre alto astral, sempre com um sorriso no rosto, e um batonzão nos lábios, brincão de argola e uma potencia interior que até me assustava - e a muita gente, também.


Neste dia, estávamos retornando da clínica oncológica, na Barra, e posso afirmar que esse sorriso era sincero. Luciana nunca se deixou abater, nunca deixou de ver o lado positivo (até mesmo dessa temível doença), e nunca, em hipótese nenhuma, perdeu a sua fé. Sempre sorrindo, sempre! Era uma coisa que incomodava algumas pessoas, que não acreditavam que ela pudesse estar tão tranquila diante de uma batalha tão difícil. Mas Lu sempre foi abençoada, pessoa que sempre teve as atribulações controlada em seu íntimo, porque contava com a presença de Deus e do espírito Santo em sua vida. Como eu agradeço, Senhor, a oportunidade de poder estar com ela, e ajudar aos irmãos, cuidar dela. Tenho muita gratidão por tê-la acompanhado nos últimos meses, e ter dormido com ela todas as semanas dos 2 meses que esteve internada no hospital. Juntamente com outras amigas de coração, amigas de fé e de vida, pudemos fazer uma planilha de pernoites, onde tivemos a grata chance de estar com a Lu. A gente conversava muito, fofocávamos as notícias da TV e da vida, contamos muitas histórias, alguns segredos, e sobre nossa infância. Muitas vezes, passávamos da hora de dormir. Mas o ponto alto da noite, eram as massagens!!!! Comecei a fazer massagens na LU, porque eu sei que meu irmão gostava e conseguia relaxar com as massagens que minha mãe e eu fazíamos nele. Com meu irmão, também eram horas de massagens, e ele dormia, ressonava como um bebê cheio de saúde. E eu quis fazer o mesmo pela minha amiga. Teve um dia, que ela se sentou na beira da cama, e descansou a cabeça em meu peito,e ali, naquele momento, era como seu eu tivesse novamente o Waltinho no meio dos meus braços. Tanto Waltinho e Luciana, estavam na mesma posição. Ali, eu pude sentir novamente o AMOR de DEUS. Ali eu tive a certeza que aquela era minha missão, e que Deus estava me dando, novamente a oportunidade de levar bem estar à minha amiga, assim como eu pude fazer pelo meu irmãozinho, meu Waltinho, meu bebê, minha melhor herança, meu bem mais precioso. O amor mais puro e mais lindo que eu havia experimentado. Uma pena, que esse amor sentido, tivesse que ser num momento de dor, de doença, de batalha... Mas Deus sabe de todas as coisas, e eu apenas agradeci por estar ali. Mesmo com um nó na garganta, mesmo com as lembranças das últimas vezes que estive com meu irmão. Eu senti gratidão e dei à minha amiga, todo meu amor. Ainda que no hospital, ainda que na luta contra o câncer, minha amiga era tão forte, que eu acreditei que Luciana iria vencer essa batalha, e que pudesse ter uma sobrevida, com qualidade e com o convívio de sua família e de seus amigos. Mas Lu era muito mais que isso, muito mais que forte, muito, muito mais do que eu imaginava. Eu só quero agradecer a ela, pela nossa amizade, pela oportunidade de ter convivido com ela, de ter participado de sua vida. E ter proporcionado, juntamente com a Renata, com a Carla, com a Guiliana, com a Daniela, e com os amigos que iam visitá-la no hospital, nossa amizade, momentos de risos, altas risadas... e muitas massagens nos pés. Todas as amigas já sabiam que já era aguardado por ela esse momento e que, quanto mais tempo de massagem, melhor. Eram 1 hora, 2 horas de massagens... e ela ficava deitadinha, às vezes dormia, às vezes ficava respondendo mensagens no whatsapp, e às vezes, animadinha contando as aventuras da sua juventude. Luciana é uma mulher forte. Guerreira. E que nos ensinou muito sobre a vida. Gratidão, Senhor. Obrigada pela oportunidade de crescimento. Obrigada por me proporcionar boas amizades. Obrigada por tudo, obrigada pela Luciana em nossas vidas. O amor nunca morre, e eu sei que a Luciana está bem. E que ela vai procurar o meu irmão lá no céu. Luciana conheceu Waltinho uma vez que ele esteve no Rio. Eu tenho certeza que ela vai dar nele, o último abraço forte que ela deu em mim, na última vez que dormi com ela no hospital. Eu creio nisso... e ela vai contar pra ele o que ele já sabe, mas que eu não canso de dizer, sentir e pensar: que ele é meu irmão amado, meu tesouro, minha maior herança, meu melhor presente, meu manequinho, a melhor parte de mim. Luciana, obrigada por sua amizade. Que Nossa Senhora te tenha em seus braços, e que você tenha encontrado sua mãezinha e sua família e amigos espirituais. Luz, muita luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem