quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Perdoa-lhes, Pai...

"Bem-aventurados os famintos de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurado os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus. Ditosos sereis, quando os homens vos carregarem de maldições, vos perseguirem e falsamente disserem contra vós toda espécie de mal, por minha causa. - Rejubilai-vos, então, porque grande recompensa vos está reservada nos céus, pois assim perseguirão eles os profetas enviados antes de vós. (S. Mateus, 5:6 e 10 à 12.)
Não temais aos que matam o corpo, mas que não podem matar a alma; temei antes, aquele que pode perder a alma e corpo no inferno. (S. Mateus, 10:28).
De todas as liberdades, a mais inviolável é a de pensar, que abrange a de consciência. Lançar alguém anátema sobre os que não pensam como ele é reclamar para si essa liberdade e negá-la aos outros, é violar o primeiro mandamento de Jesus: a caridade e o amor do próximo. Perseguir os outros, por motivo de suas crenças, é atentar contra o mais sagrado direito que tem todo homem, o de crer no que lhe convém e de adorar a Deus como o entenda. Constrangê-los a atos exteriores semelhantes aos nossos é mostrar-mos que damos mais valor à forma do que ao fundo, mas as aparências, do que à convicção. Nunca a abjuração forçada deu a quem quer que fosse, a fé; apenas pode fazer hipócritas. É um abuso da força material, que não prova a verdade.
A verdade é senhora de si: convence e não persegue, porque não precisa perseguir.
O espiritismo é uma opinião, uma crença; fosse até uma religião, por que se não teria a liberdade de se dizer espírita, como se tem a de se dizer católico, protestante, judeu, adepto de tal ou qual doutrina filosófica, de tal ou qual sistema econômico? Essa crença é falsa, ou é verdadeira. Se é falsa, cairá por si mesmo, visto que o erro não pode prevalecer contra a verdade, quando se faz luz nas inteligências. Se é verdade, não haverá perseguição que a torne falsa.
A perseguição é o batismo de toda idéia nova, grande e justa e crescer com a magnitude e a importância da idéia. O furor e o desabrimento dos seus inimigos são proporcionais ao temor que ela lhe inspira. Tal a razão por que o cristianismo foi perseguido outrora e por que o espiritismo o é hoje, com a diferença, todavia, de que aquele o foi pelos pagãos, enquanto o segundo o é por cristãos. Passou o tempo das perseguições sangrentas, é exato; contudo, se já não matam o corpo, torturam a alma, atacam-na até seus mais íntimos sentimentos, nas suas mais caras afeições. Lança-se a desunião nas família, excita-se a mãe contra filha, a mulher contra o marido; investe-se mesmo contra o corpo, agravando-se lhe as necessidades materiais, tirando-se lhe o ganha-pão, para reduzir pela fome, o crente. Espíritas, não vos aflijais com os golpes que vos desfiram, pois eles provam que estais com a verdade. Se assim não fosse, deixar-vos-iam tranquilos e não vos procurariam ferir. Constitui uma prova para vossa fé, porquanto é pela vossa coragem, pela vossa resignação e pela vossa paciência, que Deus vos reconhecerá entre seus seguidores fieis. Cuja a contagem , Ele hoje precede, PARA DAR A CADA UM A PARTE QUE LHE TOCA, SEGUNDO SUAS OBRAS. A exemplo dos primeiros cristãos, carregai com altivez a vossa cruz. Crede na palavra do Cristo, que disse "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça, que deles é o reino dos céus. Não temais os que matam o corpo, mas os que podem matar a alma". Ele tembém disse: "amai-vos os vossos inimigos, fazei bem aos que vos fazem mal, e orai pelos que vos perseguem". Mostrais que sois seus verdadeiros discípulos e que a vossa doutrina é boa, fazendo o que Ele disse e fez. A perseguição pouco durará. Aguardai com paciência o romper da aurora, pois que já rutila no horizonte a estrela dalva.
Seguindo esse exemplo, meu Deus, imploramos a tua misericórdia para os que desprezam os terus sacratíssimos preceitos, únicos capazes de facultar a paz neste mundo e no outro. Como o Cristo, também nós te dizemos: perdoa-lhes, Pai, que eles não sabem o que fazem.
Dái-nos força para suportar com paciência e resignação, como provas para a nossa fé e a nossa humildade, seus escárnios, injúrias, calúnias e perseguições; isenta-nos de toda idéia de represália, visto que para todos soará a hora da Tua Justiça, ora que esperamos submissos à Tua vontade santa."
Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem