terça-feira, 1 de junho de 2010

Volta amanhã...


Um menino pequeno foi à escola. Era muito pequeno; tudo quanto sabia, o havia obtido com o leite que mamara de sua mãe. Seu mestre, que era Deus, colocou-o na classe mais elementar e lhe deu estas lições para aprender : “Tu não matarás. Tu não farás danos a nenhum ser vivente. Tu não roubarás." O homem não matou, mas foi cruel e roubou. No fim do dia, quando sua barba estava grisalha e quando chegou a noite, seu mestre, que era Deus, lhe disse : “Tu aprendeste a não matar, mas as outras lições não as aprendeste. Volta amanhã.”
No dia seguinte, voltou o menino pequeno. E seu mestre, que era Deus colocou-o numa classe um pouco mais adiantada e lhe deu estas lições para aprender : “Tu não farás dano algum a nenhum ser vivente. Tu não roubarás.” O homem não fez dano a nenhum ser vivente; mas roubou e mentiu. E, no fim do dia, quando sua barba estava grisalha – quando chegou a noite, seu mestre, que era Deus, lhe disse : “Tu aprendeste a ser clemente. Mas as outras lições não as aprendeste. Volta amanhã.”
Outra vez, no dia seguinte, voltou o menino pequeno. E seu mestre, que era Deus colocou-o numa classe um pouco mais elevada ainda, dando-lhe estas lições para aprender : “Tu não roubarás. Tu não enganarás. Tu não invejarás.” Assim, o homem não roubou; mas enganou e invejou. E, no fim do dia, quando sua barba estava grisalha – quando chegou a noite, seu mestre, que era Deus, lhe disse : “Tu aprendeste a não roubar. Mas as outras lições não as aprendeste. Volta amanhã, meu filho.”
fonte: Palestra Ramatis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem