quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Setembro, dia 29 - Multifuncional

Amanhã, acaba Setembro... Amanhã, também é dia das secretárias. E por falar em secretárias, fui convidada pela faculdade Unigranrio para dar uma palestra sobre secretárias executivas... o papel e a importância delas em uma organização. Hoje em dia, as secretárias são células multifuncionais, que interagem com as àreas da empresa e principalmente com seu chefe imediato. A secretária nos tempos atuais, é a extensão do pensamento do chefe, e dependendo do chefe, tem carta branca para atuar no segmento a que foi delegada, cumprindo ordens, mas com a capacidade de decisão para dirimir o que tiver de ser feito, visando atingir os resultados estabelecidos dentro do universo de sua função, cumprindo metas, otimizando tempo e mostrando competências na solução de problemas. Ser secretária executiva, não tem nada a ver com a profissão de 20 anos atrás. A executiva-secretária, conhece hoje o segmento em que trabalha, busca qualificação especializada e agrega valores no dia-a-dia de trabalho; seja com o chefe, seja com outros departamentos na empresa. É claro que a visão clássica não foi totalmente descartada... ainda somos um pouco mãe, um pouco psicóloga, um pouco padre, um pouco amigo... Sim, no meu caso em particular, eu sou amigo, do meu chefe, porque para ele, não sou apenas mulher e secretária, sou o Homem de Confiança, o braço direito, a figura com quem ele pode contar para tudo, dentro e/ou fora da empresa. Eu, Andréia, nesses 17 anos como secretária, tive muita sorte: só tive pessoas maravilhosas como chefe, com os quais eu aprendi muito... e continuo aprendendo. E eu agradeço (aonde quer que esse grande homem esteja), a figura do meu eterno diretor presidente, Comandante Heber Moura, pelos anos em que pude aprender o que significava ser secretária e pelo incentivo de estudar, estudar, estudar sempre e obter um certificado válido no Ministério do Trabalho, para ser uma "secretária de verdade". Ele me ensinou muito mais que o curso, ele me ensinou vida e eu era só uma menina... mas uma menina que aproveitou a oportunidade de aprender com um "fera" do mundo dos negócios o que significava esse trabalho. Senhor Heber Moura, não está mais entre nós, mas eu tenho certeza que minha admiração, carinho e respeito chegam até ele, sempre através de minhas orações. Foi a primeira pessoa mais inteligente e sábia que eu conheci. A segunda pessoa, mais inteligente e sábia, que se tornou a primeira, mais inteligente e sábia, pelo falecimento do Sr. Heber, é meu diretor, Jordi. Com ele, trabalho há 13 anos e já não sei mais até onde ele é meu chefe ou meu amigo. É claro que na hora do trabalho é meu chefe. Mas na hora que eu preciso de um conselho, é meu amigo. Interagimos muito bem, a sintonia é forte e vejo nele um mentor, um professor e um incentivador 100% interessado em meu crescimento profissional. Minha faculdade de Direito, foi concluída com esmero e capricho, porque eu tive a compreensão e incentivo dele. Nunca poderei pagar essa conquista à ele... somente me colocando à disposição, com os conhecimentos jurídicos, adquiridos no decorrer da graduação. Eu agradeço muito ao Jordi, e por ele tenho imenso respeito... cada dia, um aprendizado. Eu sei que nada é para sempre, mas vou aproveitar cada minuto de trabalho com ele, até que nosso ciclo se extingua pelo decurso do tempo. Nunca sabemos o dia de amanhã... mas minha gratidão será eterna. Assim será! Mas voltando à palestra de ontem, eu fiquei muito feliz pelo convite, mas foi meio que em cima da hora e não tive tempo suficiente para montar uma apresentação mais formal... mas foi bom, foi ótima! As alunas do curso de Secretariado Executivo interagiram o tempo todo e foi gratificante levar um pouquinho da minha história para aquelas jovens, que assim como eu fui um dia, lá atrás no passado, tinha um caminhão de sonhos e tive algumas amigas secretárias para me espelhar e aprender. Eu dei um relato pessoal, desde o início do caminho, até agora, onde já me encontro cascuda e experiente, exatamente como eu pensei que fosse chegar. Na minha vida, as coisas vão acontecendo... às vezes de repente, outras vezes, tão devagarinho, que nem me dou conta. Foi assim com a Espanha, foi assim com o Comandante, com meu aprendizado absoluto com as importações e comércio exterior, e agora, com as experiências com a gestão de expatriados. Eu espero que minhas palavras e meu jeito despojado acompanhem essas meninas ao longo do percursso delas. Que elas lembrem alguma coisa que as façam se sobressair, sonhar, realizar e atingir a excelência no trabalho que elas escolheram para a vida delas. Finalizei a palestra, dizendo à elas que tudo que eu faço, eu faço com amor, com paixão, cada atividade do meu cotidiano. Não só dentro do trabalho, eu preciso viver com paixão, sou muito intensa e gosto de dar o melhor que há em mim, ainda que seja para fazer uma coisa boba, corriqueira... eu sou assim. Como última novidade, fica aqui registrado que quero ser professora da graduação de Secretariado Executivo... Vou procurar uma pós graduação em Docência do Ensino Superior. Fabi me convenceu (fácil, fácil...). Vou abrir mais um leque... não consigo ficar parada (Andréia... você já não faz muita coisa?), é, mas eu quero sempre mais... E gostaria de agradecer pelo presente que ganhei da minha amiga... meu carro cheio de bolas (bexigas) coloridas e um quadro lindo, com uma boa parte da minha existência nele. Fiquei muito feliz! Fiquei o dia todo fora, fazendo mil coisas, mas estou agradecida a Deus pela minha vida. Eu sei que eu faço diferença na vida de muitas pessoas. Eu sou multifuncional... E secretárias... Parabéns!
Postei uns vídeos, podem ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem