quinta-feira, 15 de julho de 2010

Apego vs Desapego


Um dos maiores medos do ser humano, é ficar de frente com o desconhecido, é sentir que anda em terreno pedregoso demais para seus pés de sola fina... O homem tem medo de sair de sua zona de conforto, tem pavor em arriscar-se, tem medo da decepção ser o resultado das suas escolhas... O ser humano é apegado demais as coisas materiais, coisas essas, que não irão acompanhá-lo no caixão, no dia de sua morte... e morrer, queridos; morrer é inevitável... é a única certeza que temos na vida; por mais que se cuide da saúde, da alimentação natural; por mais que você não se arrisque pelas madrugadas a fora, por mais que se leve uma vida regrada, pacata e sem brilho... um dia, todos nós passaremos dessa, pra melhor (ou pior), tudo vai depender dos passos que você deu nesta vida. O medo que paraliza, pode ser o seu pior inimigo, ou seja, em determinados momentos da sua vida, o seu pior inimigo, será você mesmo, ...diante o espelho, na hora de pentear o cabelo pra ir trabalhar. Eu li um texto, onde se fala sobre apego. Eu comecei a pensar nessa palavra exatamente depois que vi a palavra desapego tatuada no braço de um amigo. Achei que essa palavra é sensacional para fazer pensar uma cabeça rodante... bem cabeçuda mesmo. E no tal texto que li, temos apego não só por coisas que podem ser compradas pelo dinheiro, ou oferecidas pelos sonhos de consumo... temos apego por coisas abstratas, sentimentos e hábitos... sim, temos apego aos hábitos do dia a dia... como por exemplo beber o mesmo tipo de suco no café da manhã, sentar na mesma mesa, no restaurante na hora do almoço, ir à mesma praia, viajar sempre pro mesmo lugar, sair com as mesmas pessoas, ir no mesmo cinema, fazer todos os dias o mesmo trajeto pra chegar ao trabalho. Somos apegados a esses hábitos, porque esses hábitos nos faz crer que somos "normais", que somos aceitos numa sociedade hipócrita e medíocre que não tem nada de bom a oferecer a nós. E o apego a essas coisas tão simples, faz com que tenhamos medo de inventar, se reinventar, se envolver em coisas novas, porque aí, estaremos fora da tal zona de conforto... e as pessoas, gostam de sentir a segurança em seu cotidiano (ledo engano)... Mas olha, a vida é uma só e o desconhecido pode virar a grande chance de dar aquela guinada em sua vida. Caminhe pra frente e viva sua vida na integralidade, aproveitando todas as oportunidades que lhe aparecem pela frente. Pise em falso, ainda que dê passos incertos; saiba que mesmo em caminhos tortuosos, existe um Deus maravilhoso orquestrando a melodia de sua vida. Nada que nos acontece é mais forte do que o nosso corpo pode suportar. É assim, é bíblico, divino! Por isso, não deixe que o vazio preencha sua alma de arrependimentos... Aprenda que esperando respostas, você encontrará apenas mais e mais perguntas, que sem dúvida nenhuma, continuarão sem respostas... Arrisque-se e abruptamente saia de cima desse muro! E ainda que você caia pra um dos lados, permita-se cair. Rodopie sobre seus próprios pés, de olhos fechados e jogue-se pra qualquer lado. Apenas dê um pé na bunda da santa ignorância chamada inércia... Ai, isso mata qualquer um, aos poucos... A inércia é uma merda, a inércia é não fazer nada, é não tomar partido... é entregar sua vida ao vácuo. É preciso dar voltas no mundo, correr atrás dos sonhos. Vida é movimento e não quietude. Jamais tenha medo de errar, pois Deus não castiga... somos castigados por nossos próprios erros, e não por eles; e desapegue-se daquilo que você está acostumado. Tudo aquilo que lhe é confortável, mas não lhe faz sorrir, um dia vai te fazer chorar... seja por arrependimento, seja por você se dar conta que sua vida passou e você não se entregou a ela... não da maneira que deveria ter sido. Mais cedo ou mais tarde, a tristeza vai bater a sua porta... e eu posso lhe garantir que é muito melhor se arrepender daquilo que fizemos, do que pelas atitudes que deixamos de tomar! Comigo pelo menos sempre foi assim, porque ter medo das coisas que eu não conheço, há muito tempo deixou de me impedir de fazê-las... e olha, meus impulsos são uma ousadia maravilhosa de se viver. Deu certo? Ótimo! Não foi da maneira que eu sonhei? Que pena, mas alguma coisa eu vou levar comigo, ah, vou, é claro que vou... e com certeza alguém ficou com um pouco de mim... pouco, mas que poderá ser lembrado pro resto da vida... isso é mastercarddd!!! Não tem preço!!!! E vumbora, vumbora, vumbora!!! Bola pra frente, afinal de contas, Deus sabe o que faz e minha vida, está nas mãos Dele... eu sou apenas a figurinha caminhante no planeta Terra. Sou um avatar louro das vontades do Deus Pai!!! Pra que apego? Preciso apegar-me apenas no amor do Cristo. O desapego é um exercício contínuo. Cada dia, cada manhã... eu quero vivenciar o que a vida me pede pra ser vivido. Eu sou visceral, 100% emoção. Minha devoção está em desapegar-se desse mundo de expiações e culpas. Eu vou amar o que tiver de amar, vou chorar o que tiver de chorar, vou sofrer o que tiver de sofrer e vou me refazer quantas vezes for preciso. Na minha bagagem, somente as boas lembranças... somente as pessoas importantes, eu só quero no meu caixão os sentimentos bons... o resto eu deixo por aí, pra quem se amarra aos materialismos da vida, e as incoerentes certezas de uma vida sem emoção... afoguem-se... mas afoguem-se por vontade própria... eu não desejo o mal a ninguém. Cada um tem em si, o seu próprio inimigo... Olhe-se no espelho e veja quem você é pra você. Você ainda tá vivo??? Que bom, ainda dá tempo... Aproveite, não tenha medo. Exercite o desapego em sua vida!!! Você vai se sentir mais leve, bem mais leve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem