terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do amigo é toda hora...


Hoje é um dia qualquer, um dia normal, não sabia ainda o porquê de tantos emails em minha caixa... Ah, tá, hoje é dia do amigo!!! Mas na minha concepção, não existe um "dia do amigo". Dia do amigo é toda hora, principalmente nas horas mais impróprias, imprecisas, madrugadas a fora, causticantes momentos que nunca estão previstos no script. Amigo que é amigo, não necessita de dia, pra ser amigo!!! Amigo é amigo e pronto... com todos os senões, todas as imperfeições e defeitos do ser humano comum. Então eu li todas as mensagens que me enviaram, até porque, eu tenho vício em ler qualquer coisa que passe na minha mão, e não sei se todos meus amigos vão ler o que escrevo aqui, mas não importa que cada um deles leia. Minha amizade não se restringe a palavras... amigo é muito mais que isso. Amigo é grito, é atitude, é empatia de alma, é bronca, é abraço, é estar junto... não todo o tempo; mas sim nos momentos certos... é dar o conselho nem sempre bem vindo à outra parte, mas que na frieza de quem olha a vida do amigo pelo lado de fora (mesmo estando dentro), é o certo. Amigo é tudo isso e mais um pouco, porque não há como dizer tudo em relação a uma amizade... Amizade, vale mais que amor homem-mulher, pois um amor pode se extinguir pelo desgaste dos anos, mas o valor da amizade é inversamente proporcional ao amor homem/mulher e resiste aos tempos (estou falando de amor verdadeiro, não aquele amor que vira amizade e comodismo depois de 20 anos e de amizades verdadeiras também). Que seja... Bom, voltando ao tópico amizade, eu queria externar esse sentimento aos amigos que fazem parte da minha história, e que Graças a Deus, não são mínimos... eu tenho a quantidade exata que preciso... nem muitos, nem poucos... o suficiente para que me bastem, que sorriem e me afagam em dias cinzentos. Eu, com o tempo, aprendi a perceber quem são meus amigos... Tive um ótimo chefe no passado, Cmte. Heber Moura, que não está mais aqui nesse plano, mas que me ensinou a ver a vida de uma maneira diferente, que me ensinou que o tempo é o melhor de todos os mestres, e que nos ensina, através das nossas próprias experiências, a conhecer e identificar quem é quem na vida da gente... e com o tempo, eu passei a entender o que ele dizia... É claro que de vez em quando cometemos erros, nos enganamos, mas com a idade, eu aprendi a olhar com os olhos da alma, e assinalar com um x no coração, quem eram meus amigos. Depois desse dia, uma vez ou outra, eu faço aquela limpeza básica na minha vida... quem não me demonstra amizade, quem não me ama e não demonstra afeição fraterna verdadeira e sem interesses, vai pra lata do lixo... Porque eu não tenho espaço pra guardar lixo dentro de mim. É assim... esse chefe me ensinou isso, e eu lhe serei grata; ele está em minhas orações, porque foi meu amigo em me ensinar esse truque pra vida... E os amigos que moram no meu lado esquerdo, estão dia a dia, sendo a continuação do meu braço direito. Meus amigos são os ingredientes do meu cotidiano, são meus companheiros de estrada nas curvas da vida. Dessa forma eu vou edificando minhas amizades, porque a vida, por si só, embrutece... mas a chama que arde em meu coração, arde no coração do meu amigo também. E mais importante que ver o brilho dos meus olhos nos dias mais incríveis e nas viagens mais inéditas, eu agradeço pelo amigo estar presente nos dias de trevas... E a amizade é a fortaleza que vem dos céus, pois a verdadeira amizade vem de Deus, e os amigos são os degraus que somos, na imensa corrente de amor e sublimação que nos eleva à perfeição. Os amigos, são aqueles, sensíveis às nossas necessidades. Amigo, quantas vezes eu caí diante de ti... e sem voz, tu me levantaste com sua força, nas horas em que as decepções e dores perfuravam minha alma? Mas obrigada mais que tudo, pelos dias inglórios; os dias que tu deitaste comigo, quando me senti abaixo do chão, sem vontade de viver, e você estava lá, ao meu lado... Amigo é aquele que nos fez ser melhor do que já fomos. Amigo é aquele que chega depois que todos foram embora. É o abraço oceânico nos dias de luto, quando as lágrimas nos fazem náufragos da tristeza. Amigo é tudo de bom... Mesmo aqueles que estão longe, mesmo aqueles que não vemos há mais de ano, mas que basta um alô ou um encontro, pra gente imaginar que parece que nos vimos ontem... Sem cobranças, sem outras motivações que não o sentimento verdadeiro de pura amizade. Amigo não cobra presença, não precisamos explicar a ausência no dia-dia, de trabalhos e obrigações, sabemos que aquela pessoa é amiga e que em qualquer momento vamos nos esbarrar. As festas, os bons momentos e gargalhadas, são bons alvitres, mas as risadas são efêmeras, um olhar pode ser passageiro, e a felicidade é inexoravelmente paradoxal às "quartas de sal" que provastes e engolistes comigo, afim de que o peso desse fardo passasse logo; e pelas minhas lágrimas, que se tornaram também, nascentes em seus olhos... Amigo não é coisa de um dia... não foi só ontem e nem será só amanhã. Amigo, é saber que no futuro, eu terei com quem relembrar os capítulos da minha jornada... e da mesma forma, você sabe que eu também estarei do seu lado. Eu não desprezo os laços sanguíneos que me unem à minha família... mas é que por força geográfica, nem sempre podemos estar junto a eles, mas eles também são meus amigos e essas palavras se encaixam a cada um deles, porque nada na vida é por acaso... tudo tem uma razão de ser e amigo e família é praticamente a mesma coisa. Pra terminar, eu agradeço aos amigos que já passaram, por alguma razão, mas que fizeram diferença em meu passado, em minha vida; agradeço aos de hoje... aos que não estão nesse lado da vida (Cema), mas que ainda são lembrados com muito amor e carinho e os que ainda terei no decorrer da minha existência. Desta vida, eu não preciso levar nada, somente a amizade sincera dos amigos que eu tenho por aqui. E quem é meu amigo, sabe que tenho punho forte, que sou irmã, que tou junto! Vem que eu te ajudo a dividir o peso do mundo, caminhemos juntos, partilhemos a vida. Só isso. Não queria escrever outra coisa que não fosse isso... não queria copiar o que já virou clichê, queria extrair palavras minhas, sentimentos próprios... mas acho que nem todas as palavras do mundo servem pra quantificar esse amor.


Obrigada à você!

Andreia Sieczko


obs.: imagem retirada do google, mas não encontrei o dono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem