sábado, 28 de outubro de 2017

Fentanil mata mais que a heroína!


http://www.hojemais.com.br/app/andradina/noticia/geral/conheca-o-fentanil-a-droga-receitada-para-qualquer-dor-que-mata-mais-que-a-heroina


Conheça o fentanil, a droga receitada para qualquer dor, que mata 
mais que a heroína
Sua carta de apresentação é avassaladora.



Sua carta de apresentação é avassaladora. No ano de 2016, 931 pessoas morreram no Canadá por uma overdose desta substância. Atualmente estima-se que o número de consumidores chegue a 90 mil pessoas, a grande maioria inconsciente do risco que corre. 

Estamos falando do fentanil, uma droga poderosa, que acaba de chegar à Europa através do mercado negro, e já causou suas primeiras vítimas.

Este opioide, indicado para tratar dores terminais causadas pelo câncer, é receitado há anos por médicos norte-americanos, praticamente sem controle algum. É muito viciante, motivo pelo qual diversas pessoas que o haviam consumido para fins médicos, começaram a usá-lo de forma recreativa.

“Depois que tirei o dente do siso e acabou o fentanil, comecei a inventar dores para conseguir a receita. Eu ia a consultas particulares, pagava, e conseguia a droga,” lembra Smallsneej (nome fictício) em entrevista para a Playground Magazine. Este jovem, que foi dependente por vários anos, assistiu à morte de várias pessoas próximas a ele, incluindo sua namorada. Ele também sofreu duas overdoses, mas conseguiu sobreviver.

O problema com o fentanil é que o efeito dura menos do que o da heroína, motivo pelo qual os dependentes precisam consumi-lo mais vezes ao dia, aumentando o risco de uma overdose. 

Smallsneej chegou a injetá-lo até 10 vezes ao dia, e inclusive o misturou com outras drogas.

Além disso, muitos consumidores acabam desenvolvendo uma tolerância ao opioide, e por isso precisam de quantidades cada vez maiores. 

Mantendo-se entre 1 e 2 gramas, é possível evitar a overdose, mas os que têm alta tolerância podem chegar a consumir 5 gramas, o que aumenta a possibilidade de que a droga seja fatal.

Levando em conta sua periculosidade, não parece muito sensato que os médicos o receitem sem controle, mas a verdade é que por trás de todos estes casos está a poderosa indústria farmacêutica.

Várias investigações concluíram que a farmacêutica Insys subornou médicos e enganou seguradoras, para que receitassem o fentanil sem nenhum tipo de controle. 

O escândalo é enorme, e o próprio New York Times estima que a empresa tenha desembolsado cerca de 3 milhões de dólares em subornos.

A questão vai muito além do fentanil. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos mostrou que 99% dos médicos haviam receitado opioides que superavam os três dias de tratamento. A grande maioria deles – 77% – confessou ter supermedicado seus pacientes.

A conclusão é de que o mercado está cheio de opioides perigosos, receitados com uma facilidade excessiva, podendo causar dependência nos pacientes. A mistura de fentanil com outras drogas é o novo coquetel explosivo que está arruinando a vida de muita gente.

Foto: Robb Hartlen
Foto: Robb Hartlen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem