segunda-feira, 17 de julho de 2017

Waltinho e O Cisne Encantado - Escola Montessoriana

Festa de confraternização - Fim de Ano

Festinha na escola Montessoriana do Waltinho, em Vila Isabel. 
Escola O Cisne Encantado.
 Eu ali, sempre do ladinho do irmãozinho


Tia Armida e Rodrigo conosco na foto. 

Com certeza as fotos foram tiradas pela nossa mãe, Nina.

Essa menininha empurrando o pneu com o Waltinho 
era a "namolada" dele. 
Repara só na botinha pra corrigir o "pé chato" do meu irmãozinho.

Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori.
Maria Tecla Artemisia Montessori foi uma educadora, médica, católica e pedagoga. Conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora. fonte: Wikipédia
Nascimento: 31 de agosto de 1870, Chiaravalle, Itália
Falecimento: 6 de maio de 1952, Noordwijk, Países Baixos
Nacionalidade: Italiano
É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização deste, de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança[1]. A criança é o centro do método montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador do processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança.
A pedagogia Montessoriana insere-se no movimento das Escolas Novas. Tal como a pedagogia Waldorf, o método João de Deus, o método velaverde, Jena Plan ou a Escola Moderna, o método Montessori opõe-se aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para o ensino fundamental do ensino tradicional.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo partindo do concreto (o material didático) para o pensamento abstrato. A criança literalmente vê e sente através do material didático preparado, o tema a ser aprendido. A criança deixa de usar o material didático quando a abstração para o tema aprendido já é completa. O meio preparado e o material didático tem como função, estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

A Association Montessori Internationale (AMI) cita os seguintes elementos como essenciais a uma escola montessoriana: 

1. O ambiente é organizado e atraente.
2. O ambiente é composto por materiais didáticos e utensílios da vida cotidiana (para fins didáticos)
3. As classes são agrupamentos de alunos com diferentes idades.
4. O professor atua como guia, acompanhante do processo de aprendizado e interfere só o necessário.
5. Material multi sensorial e aprender fazendo são hábitos de aprendizagem.
6. Cada aluno tem oportunidade de escolher o trabalho (a atividade) que mais lhe interesse.
7. A ênfase é na aprendizagem ativa e no desenvolvimento social em lugar de memorização, regras e                  busca de informação para uma única pergunta específica.
8. O aluno pode trabalhar o tempo que necessite num assunto que lhe interesse, sem que alguém ou uma            campainha o interrompa.
9. O aluno tem o direito de escolher um lugar para trabalhar em vez de um lugar fixo.
10. A criança tem o direito de escolher se vai trabalhar só ou em grupo e com quem vai trabalhar.
11. Os alunos são estimulados a ensinarem, colaborarem e ajudarem uns aos outros.
12. Os alunos têm oportunidade de trabalharem com outros de diferentes idades.
13. Os alunos demonstram respeito aos professores e ao ambiente.
14. Todos os adultos demonstram respeito pelo aluno.
15. A escola encoraja a autodisciplina.
16. Aprender é o maior prêmio; não existe motivação através de prêmios e reconhecimentos exteriores.             Sem exageros, usando sempre o bom-senso
17. Os alunos tendem a ser calmos, concentrados, felizes (equilibrados). Para isso deve contribuir a        
        postura do educador.

Na pedagogia montessoriana, utilizam-se objetos desenvolvidos para "auxiliar a criança a no por ordem em seu espírito e facilitar-lhe a compreensão das inúmeras coisas que a envolvem"

O materal didático é dividido em cinco áreas:
Exercícios de Vida Prática
Material Sensorial
Material de Linguagem
Material de Matemática
Material de Conhecimento de Mundo "Cosmo" (História, Ciências e Geografia)

Estes materiais são constituídos por peças sólidas de diversos tamanhos, formas e espessuras diferentes; coleções de superfícies de diferentes texturas e diferentes sons. Tudo visando o prazer absoluto do aluno e atendendo as capacidades e necessidades da criança.
O trabalho com o material montessoriano pode ser feito individualmente ou em grupo, de acordo com a vontade da criança. A criança não está presa a um lugar fixo na sala de aula, portanto ela pode trabalhar com o material em uma mesa de forma tradicional, ou em um tapete no chão. Com a prévia autorização da professora ela também pode trabalhar em outra sala da escola.
No trabalho com esses materiais a concentração é um fator importante. As tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando então com seus semelhantes num processo de socialização.
A livre escolha das atividades pela criança é outro aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e imaginativa. Essa escolha realiza-se com ordem, disciplina e com um relativo silêncio em consideração à perturbação dos professores.
O silêncio também desempenha papel preponderante. A criança equilibrada emocionalmente pelo próprio método, aprende a expressar-se de modo natural e adequado à situação. O professor também expressa-se de forma natural, em tom adequado. Como o professor não atua de forma frontal com sua classe, mas como orientador individual ou de pequenos grupos, este não tem necessidade de trabalhar com tom de voz elevado.
Pés e mãos tem grande destaque nos exercícios sensoriais (não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o manuseio dos citados instrumentos.
Material para Matemática:
"Material Dourado" é um dos materiais mais conhecidos criado por Maria Montessori. Este material baseia-se nas regras do sistema decimal, inclusive para o trabalho com múltiplos. Pode ser composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Conhecido originalmente como material de pérolas douradas (daí o nome "material dourado"). O cubo, as placas, as barrinhas e as unidades são formados por pérolas douradas. Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
O "Material Dourado" desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança, está sempre predisposta ao jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
hastes numéricas, números de lixa, números e chips, escada de pérolas coloridas, a tabela de Según, colar de pérolas pequeno, colar de pérolas grandes, brinquedo das plaquinhas, brinquedo dos pontos, ábaco montessoriano (grande e pequeno e horizontal), material de hierarquia dos números, xadrez montessoriano, brinquedo de banco, grande divisão também conhecido como farmácia, cobrinha para a adição e subtração e números negativos, placa de adição,tabela de adição, placa de para a subtração, tabela de subtração, barras de pérolas para a multiplicação, placa pequena para a multiplicação, tabelas para a multiplicação, placa para a divisão, tabelas para a divisão, estante de pérolas para potência e raíz quadrada, material para fração
Material de linguagem
Os mais conhecidos são o alfabeto móvel e as letras de lixa
Material Sensorial
As hastes vermelhas, a escada marrom, cilindros, caixa de cores, tubinhos de cheiro, tubinhos de sons, placas do tato, caixa de panos (com panos de diferentes texturas), corpos geométricos, a torre rosa e muitos outros
Exercícios da vida prática
Para os exercícios da vida prática são usados todos os utensílios da vida prática normal, tentando levar em consideração o tamanho da criança. Exemplo: jarras pequenas para se aprender a servir água, sapatos infantis para se aprender a amarrar e engraxar sapatos, etc. Deste método pedagógico vem a idéia de que os móveis no jardim de infância devem ser adequados ao tamanho da criança, conceito este que usamos hoje no nosso ensino tradicional.

Pilares da Educação Montessori

Segundo proponentes desta perspectiva pedagógica, o método Montessori contaria com seis princípios responsáveis por formar a base da teoria e prática desta pedagogia. Seriam eles:

1. Autoeducação seria a capacidade inata da criança para querer aprender. Por compreender que a criança deseja absorver e compreender a realidade que a circunda, e que por isso a criança a explora, investiga e pesquisa, o método Montessori proporcionaria um ambiente adequado e materiais interessantes para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.
2. Educação Cósmica é uma maneira de organizar o conhecimento. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.
3. Educação como Ciência é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
4. Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
5. Adulto Preparado é o nome que se dá, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
6. Professor acompanhador O papel do professor na escola montessoriana é de guia e acompanhador de desenvolvimento infantil e não o que impõe ou dita o que e como deve ser aprendido.
7. Criança Equilibrada é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem