terça-feira, 8 de agosto de 2017

http://pt.wikihow.com/Lidar-com-a-Morte-de-seu-Irm%C3%A3o-ou-Irm%C3%A3

Texo retirado da internet:

http://pt.wikihow.com/Lidar-com-a-Morte-de-seu-Irm%C3%A3o-ou-Irm%C3%A3



Passos

1
Aceite que não existe um modo certo ou errado de lidar com isto. Você poderá sentir-se insensível ou descrente em vários momentos, e até de que deveria sentir-se mais triste apesar de não conseguir. Em outras ocasiões, a vontade pode ser de gritar e berrar, fugir e ficar isolado, sumir. São todas sensações normais e não há nenhum problema em experienciá-las. Não coloque pressão em si mesma para sentir-se de uma certa maneira.

2
Continue conversando sobre como está sentido-se o mais que puder. Pode nem sempre ser fácil transmitir em palavras o que está acontecendo em seu interior, mas tente explicar aos outros. Amigos próximos e a família sempre irão querer lhe ajudar o máximo possível, mas nem sempre saberão como, logo, ao dizer como está sentindo-se e como precisa que ajam em sua volta, você irá auxiliá-los a encontrar a melhor maneira de lhe apoiar.

3
Saiba que você também pode precisar de um tempo sozinho. Apesar de ser bom continuar conversando com outras pessoas o máximo possível, talvez seja necessário também arranjar um período em que possa ficar sozinho para processar seus próprios pensamentos e sentimentos. Esse comportamento é perfeitamente normal. Às vezes, você poderá perceber que ao ir a um certo lugar, seus pensamentos são reordenados - pode ser um local que era especial a sua(seu) irmã(o), o lugar onde descansam, um parque silencioso ou até seu próprio quarto. Outra atividade que pode lhe ajudar é passar ao papel tudo que está pensando e sentindo, se lhe ajudar a organizar melhor sua mente.

4
Crie recordações ou objetos para celebrar e relembrar sua(seu) irmã(o). Nisto, poderão estar incluídos os preparativos para o funeral da pessoa, ajudando a escolher músicas ou textos para leitura (às vezes, até você mesmo quer ler algo). Talvez você não sinta-se à vontade para contribuir demais à cerimônia e pode ser que só depois que as lembranças relacionadas a ela parem de ser muito doloridas. Existem várias ideias relacionadas a itens que você pode criar para manter a memória dela viva; álbuns de recortes, caixas com objetos do indivíduo, álbuns de fotos, poesias, músicas que ela gostava e mais. Quanto mais pessoais forem, melhor serão para você quando quiser passar um tempo relembrando de sua(seu) irmã(o) e todos os momentos felizes que passaram juntos. Talvez também seja legal dedicar um tempo para realizar projetos com outros membros de sua família, lhe ajudando a lidar com isto - podem ser tarefas sem qualquer relação ao seu irmão ou irmã, mas que podem lhe ocupar e distrair enquanto estiver num ambiente cercado por outras pessoas que sabem pelo que está passando.

5
Lembre que você não é a única pessoa em luto e as ações das outras pessoas também serão influenciadas por isto. Outros irmãos, parentes, primos, avós, amigos e tios também ficarão tocados pela morte de sua(seu) irmã(o) de diferentes maneiras. Não esqueça este detalhe e trate os desejos e emoções deles com o mesmo respeito que gostaria de ser tratado. Em muitos casos, outros indivíduos irão lhe perguntar como seus pais estão lidando com esta perda, o que pode parecer um pouco desrespeitoso e ofensivo, pois dá a impressão que as pessoas estão ignorando seus sentimentos. Porém, elas estão apenas tentando ajudar e podem não estar à vontade para perguntar diretamente como você está. Mas lembre que suas emoções e suas formas de lidar e ficar de luto pela morte da pessoa são tão válidas quanto as dos outros.

6
Procure por um grupo de apoio ou outro tipo de ajuda profissional. Este é um acontecimento impactante em sua vida e não há vergonha nenhum em procurar ajuda externa. Muitos grupos de apoio e suporte existem pois várias pessoas encontram conforto em falar com indivíduos fora do círculo familiar e de amizade. Desde encontros em grupos a sessões particulares, números telefônicos especializados e fóruns de internet sobre o assunto, não faltam locais para ir caso sinta esta vontade. Seu médico poderá lhe guiar à melhor direção.

7
Peça, especificamente, para não sentirem pena. Olhares simpáticos de vez em quando são legais, mas a maioria das pessoas que já passaram por tamanha tragédia não apreciam a pena como grande parte da população pensa. Se esclarecer isto logo de cara, as pessoas irão evitar de fazer algo que não lhe agrade, especialmente nesta hora de sofrimento.

8
Sempre que conversar com alguém, não aja de maneira anormal ou aborde o assunto. Isto resulta em pena por parte da outra pessoa, que é algo sem dúvida indesejável.

9
Fique de luto, mas não muito. Nisto também está incluído não ficar chafurdando em sua autopiedade.

10
Se alguém lhe der um presente que lembre a(o) irmã/irmão falecido, não jogue-o fora. Guarde-o pois mais tarde, quando a dor tiver passado um pouco mais, você irá querer relembrar a pessoa, e um presente que lhe traz lembranças dela será algo perfeito para se ver neste momento.

11
Crie sua própria "lembrança". Álbuns de fotos e recortes, sites dedicatórios e muitas outras opções são ótimas para manter aquela querida pessoa constantemente em seu coração.
Não tenha medo de chorar.


Saiba que você nunca irá superar a morte da pessoa, pois provavelmente sempre irá querer lembrar-se dela, sentindo-se triste por ela ter partido. Entretanto, com o tempo, você encontrará um jeito certo de continuar mantendo-a em suas lembranças, mas também seguirá em frente. Dias felizes virão novamente.

Converse com a pessoa que perdeu como se ela estivesse no quarto com você. Diga como se sente e como está encarando sua morte. É um jeito de falar tudo que você não teve a chance de dizer antes da morte dela.

As pessoas querem te ajudar; peça auxílio se precisar.

Existem muitos sites que oferecem conselhos e apoio. Eles podem ser sobre o luto em geral, endereços específicos de apoio a irmãos ou até especificamente para a causa da morte de seu irmão/irmã.

Cuidado com as coisas que o lembrem da pessoa. Nos primeiros dias, você precisa ficar "sozinho", sem objetos, músicas, fotos, enfim, tudo que traga lembranças do(a) irmão/irmã. Assim, depois de um tempo, quando começar a sentir falta dele(a), desenterre aquele velho álbum de fotos que você nunca olhou e comece a folheá-las.
Tente seguir sua vida. Não existe muito o que dizer sobre isso - é autoexplicativo. Você precisa parar de se esconder nas sombras do luto e mostrar ao mundo que você é capaz de lidar com a morte!
Cerque-se de pessoas próximas e apoie um ao outro quanto mais puder.
Tente não colocar mais pressão ainda em si mesmo, pois este evento é traumático, devastador e extenuante. Não há nenhum problema em chorar e sentir a dor, mas relembrar os bons tempos também lhe ajudará muito.
Encontre maneiras de compartilhar as lembranças da pessoa e celebrar sua vida.

Avisos
Uma morte impactante como esta pode levar a pensamentos depressivos e de suicídio. Isso não é anormal, mas procure ajuda profissional com seus médico logo, caso perceba que está sofrendo disso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem